15.2.12

Divulgação de Evento: Programar Culturalmente em Tempos de Crise: Desafios, Estratégias e Perspectivas de Futuro

Sarau instável com o programador cultural António Pinto Ribeiro na Biblioteca Municipal de Silves
No próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 21h00, o reconhecido professor, ensaísta e gestor/programador cultural António Pinto Ribeiro vem à Biblioteca Municipal de Silves participar em mais uma edição da já habitual rubrica “Sarau instável”.
O reputado programador cultural, actualmente a coordenar o projecto Gulbenkian Próximo Futuro,
respondeu assim a um desafio – no seguimento até de um interessante e estimulante artigo que publicou no jornal Público em finais do ano passado – lançado pela Biblioteca Municipal para vir apresentar uma conferência e reflexão crítica sobre a seguinte temática: “Programar cultura em tempos de crise” (problemas, desafios e estratégias), a qual se reveste de particular pertinência e actualidade na presente conjuntura.
Paralelamente, António Pinto Ribeiro apresentará o seu último livro, Questões permanentes – ensaios escolhidos sobre a cultura contemporânea, publicado em 2011 pelas Edições Cotovia (o qual também estará à venda, especialmente com desconto, nesse dia), sendo possível trocar impressões com o autor sobre o mesmo.
A sessão é dirigida ao público em geral, mas é especialmente direcionada para gestores e programadores na área da Cultura e Artes, animadores socioculturais, professores, criativos/artistas e perfis afins.
A formação académica de António Pinto Ribeiro foi feita nas áreas da Filosofia, Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. É nestes campos que tem desenvolvido o trabalho de
investigação e de produção teórica publicado em revistas da especialidade. É professor-conferencista em várias universidades internacionais. A par da sua actividade de investigador e de professor, tem tido uma prática de programação artística e de gestão cultural com a organização de vários programas,  festivais e exposições nacionais e internacionais.
Foi director artístico da Culturgest (centro cultural em Lisboa) desde a sua criação, em 1992, até Abril de 2004. Foi programador geral do fórum cultural O Estado do Mundo (2006/2007) na Fundação Calouste Gulbenkian, coordenador do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística (2004-2008) e programador geral do Programa Gulbenkian Distância e Proximidade (2008).
Para saber mais sobre esta personalidade aceda a: http://www.antoniopintoribeiro.com
Refira-se que a rubrica mensal Sarau instável, dinamizada pela Biblioteca Municipal, tem trazido a Silves, desde 2010, os mais eminentes e reconhecidos nomes das Artes, Letras e Cultura portuguesas, procurando assim dar a conhecer à sua população o que de melhor e mais original se cria, pensa e escreve neste país em várias áreas.

Nenhum comentário: